CF Valter Felisbino de Souza

Rua Diomedes Trota, 259 - Ramos - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21060-010
☎ Telefone: (21) 2260-2972
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Haline do Nascimento Pereira | CNES 9107835 - ESF: 08 | ESB: 04

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

..::O remédio necessário ::..

..::O remédio necessário ::..

           




                     O remédio que faltava

A Saúde da Família pede licença e entra na casa de seus usuários, “invadindo” e participando de vários momentos familiares. Cabe ao profissional, perceber  e tratar com sensibilidade essas situações.
Ao fazer uma visita na casa de  um jovem de 16 anos,  a ACS  Cláudia Souza e a AVS Cida Batista, presenciaram uma briga familiar, que seria o estopim para o resgate de uma vida.
O menor,  órfão de mãe e pai, vivia com o tio, que ainda jovem, não estava conseguindo lidar com a responsabilidade de orientar um adolescente.  Após, a discussão, as agentes  aproveitaram que o tio havia saído e conversaram com o menor, que vamos chamar aqui de LS. Imediatamente puderam detectar uma carência de afeto e atenção. A escuta e o acolhimento foram os remédios que LS necessitava. Ele nos contou que foi criado pela  avó,  mas por ela estar doente teve que vir morar com o tio. Durante o relato, pudemos observar  toda a carga de tristezas, incertezas e o grito de um pedido de socorro através do seu olhar. Ele disse que não tinha documentos, não sabia ler e não era NINGUÉM. Essa fala nos sensibilizou e nos impulsionou a reescrever a estória de LS.
A partir de então o jovem passou a ser acompanhado diariamente por Cida e Claudia, que juntas se empenharam em resgatar a cidadania que LS não conhecera. Após conflitos familiares, o tio de LS se mudou e o deixou na rua. Sem família, sem casa, sem documentos e perdido em um território onde o bem e o mal  estão muito próximos, não foi difícil que ele se envolvesse com drogas e entrasse por tortuosos caminhos.
A primeira preocupação da dupla foi se certificar da  condição de saúde de LS e após consulta clínica e alguns exames complementares, foram tranquilizadas por um profissional da área técnica que afirmou que não havia nada de errado com a saúde de LS. Neste sentido, tomamos fôlego para encarar os próximos desafios que enfrentaríamos na busca de reescrever a estória de LS.
Por perceberem que a essência do jovem não havia se modificado em meio a tantas dificuldades que estava enfrentando, a dupla Cida e Claudia incansavelmente buscaram parcerias no território temendo que o jovem não se tornasse mais um número na estatística de menores que morrem no tráfico. Mesmo passando por momentos difíceis e complexos jamais desistimos de ajudá-lo, continuamos  seguindo com as com doses de amor, carinho e diálogo.  Criamos um vínculo com ele e isso foi o ponto fundamental na recuperação de LS.
O caso foi encaminhado ao CRAS Alemão (Centro de Referência e Assistência Social)  que foi em busca da família de LS, contudo, sem sucesso. Após essa busca acionamos o Conselho Tutelar, que ao acompanhar o caso, orientou  como conseguir que ele tirasse os documentos.
Nos diversos momentos de  conversas, era percebido sempre a vontade que tinha em ter uma vida mais equilibrada. Neste sentido, buscamos ajuda com um ativista da comunidade para que LS, saísse da vida do crime começasse a  trabalhar honestamente. Essa transição não foi fácil,  mas essa será outra história.
Entendemos que para que a mudança desse certo era fundamental que houvesse a continuidade do vínculo, portanto, acompanhamos LS em todas as etapas, para que ele conseguisse realizar seu desejo de ter documentos.
Após quatro longos meses, foi muito gratificante, ver LS com sua documentação, olhar pra gente e dizer: - "É tias, agora eu sou ALGUÉM, né?"
Hoje ele trabalha, mora em um domicílio próximo ao trabalho e está se reaproximando aos poucos de sua família.  Recuperou sua auto-estima e acredita em um futuro promissor. A cada conquista, nos procura para partilhar suas alegrias.
Podemos observar nesse relato, a importância da visita domiciliar e das parcerias firmadas entre diversos órgãos e lideranças, para reescrever de forma vitoriosa uma nova estória.




BUSCA ATIVA DA TUBERCULOSE

BUSCA ATIVA DA TUBERCULOSE



Enf. Dulce e as estagiárias  Ana Carolina e Camila
Sr. José tirando dúvidas com a Equipe 


A tuberculose é uma doença contagiosa e pode levar a morte, apesar de atingir todos os órgãos do corpo, é especialmente  nos pulmões, que acontece a maioria dos casos. A contaminação se dá pela saliva contaminada do portador do bacilo através de espirros e tosse.
Cortar a cadeia de transmissão deve ser um dos objetivos de toda unidade de saúde.

A Enfermeira da Equipe Toninho, Dulcilene Motta, adotou uma estratégia para supervisão permanente na sua área de atuação, periodicamente ela visita cada micro área e junto com seus ACSs , abordam os usuários, para identificar casos de tuberculose precocemente, oferecendo exame para confirmação, e em caso positivo o tratamento é oferecido o mais rápido possível. 
E como a supervisão deve ser permanente, a enfermeira aproveita para visitar e conversar com os pacientes que já fazem o DOTS (tratamento por dosagem supervisionada), dando orientações e os motivando a prosseguir com o tratamento, que dura 06 meses.

A TUBERCULOSE TEM CURA!

Fique atento aos sintomas da tuberculose:


* TOSSE POR MAIS DE DUAS SEMANAS; 

* CANSAÇO, DESÂNIMO;

* DOR NO PEITO;

* FEBRE;

* PERDA DE APETITE;

* EMAGRECIMENTO;
* SUOR NOTURNO.

# Vale a pena lembrar que a prevenção é a vacinação de todos os recém nascidos com a BCG.



DIA D NO COMPLEXO DO ALEMÃO.

DIA D NO COMPLEXO DO ALEMÃO.

Graças ao empenho dos profissionais e a colaboração dos pais e responsáveis, compareceram a unidade do CMS ALEMÃO, neste sábado mais de 500 crianças, sendo que somente 130 delas precisaram ter suas cadernetas atualizadas, isso mostra o ótimo trabalho que todos- profissionais da saúde e moradores, estão realizando juntos em nossa comunidade. 

 Parabéns a todos!!!!!

Lembrando que esta campanha vai até o dia 30/08, ou seja, ainda temos muito trabalho a fazer!!!!


saiba mais:http://smsdc-cmsalemao.blogspot.com.br/2013/08/hoje-no-cms-alemao-atualizacao-das.html











Infográfico

12 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
28.876 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Atividade física diária pode mudar sua vida.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Diomedes Trota, 259 - Ramos - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 2260-2972

Tecnologia do Blogger.

Seguidores